Os quase 100 mil carnês do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) serão postados a partir de sexta-feira (20 de janeiro).  A expectativa da Prefeitura de Itaquaquecetuba é que até o final da próxima semana o documento comece a chegar aos imóveis da cidade. A primeira parcela ou a parcela única com o desconto de 10% tem vencimento no dia 15 de fevereiro. A previsão da municipalidade é de arrecadar cerca de R$ 31 milhões em 2017, que serão revertidos para áreas como educação, saúde, infraestrutura entre outras.

O reajuste para esse ano será de 7,87%, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado no período de outubro de 2015 a outubro de 2016, conforme previsto em lei.

Segundo o prefeito Dr. Mamoru Nakashima, o IPTU é uma das principais receitas durante o ano. “Para realizar os serviços necessários dependemos muito do pagamento do IPTU. Contamos com a colaboração da população para manter em dia esse tributo que é fundamental para a nossa cidade”, declarou o gestor da municipalidade.

O pagamento do carnê do IPTU pode ser feito em qualquer agência bancária. O contribuinte que por alguma razão não receber o carnê com o imposto até o final deste mês deve entrar em contato com a Prefeitura ou entrar no site da administração (portal.itaquaquecetuba.sp.gov.br) para solicitar a segunda via.

De acordo com a Secretaria Municipal de Receita, aposentados e pensionistas ficam isentos do recolhimento desde que preencham requisitos como possuir terreno que não seja superior a 400 metros quadrados, e que a construção não supere os 90 metros quadrados; renda familiar inferior a 3 salários mínimos; proprietário ou legítimo possuidor de um único imóvel onde residam.

Pessoas que se enquadram nesses itens podem fazer a sua requisição de isento do imposto até o dia 15 de março. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone do Cadastro Imobiliário, que é o 4753-7029.