A campanha ‘Novembro Azul’ cujo foco é a conscientização da sociedade em relação à saúde do homem, com ênfase na prevenção do câncer de próstata foi iniciada em Itaquaquecetuba, com ações que incluem palestras, exames e demais orientações realizadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, nas unidades de saúde do município.

A ação teve início nesta terça-feira (06/11), na Unidade Básica de Saúde  (UBS) do Jardim Maragogipe, com a realização de exame de próstata e coleta de PSA (exame de sangue para diagnóstico de alterações na próstata), que serão ofertados todas as terças-feiras deste mês, às 7 horas.

O cronograma da campanha segue até o final do mês de novembro e a próxima UBS a iniciar as atividades será a do Morro Branco, no dia 08, também com a realização de exame de próstata e orientações, às 11 horas. Este tipo de ação se repetirá nesta unidade nos dias 22 e 29 de novembro.

No período de 12 a 22, na USF Piratininga, será ministrada palestra sobre câncer de próstata, às 07h30. Na UBS Centro, do dia 13 ao dia 20, às 9h30, serão dadas orientações e oferta de exame de próstata. De 14 a 21/11, sempre às 11 horas, na UBS Paineira, será feita também palestra sobre prevenção e coleta de PSA.

A Unidade de Saúde da Família (USF) do Miray e a UBS do Jardim do Carmo irão promover palestra em prol da saúde do homem, no dia 21, sendo que na USF será às 9 horas e na UBS, às 13 horas.

Na USF Nícea/Louzada, no dia 22, vai ser ministrada a palestra ‘Homem também precisa se cuidar’, às 8 horas e, no mesmo dia, na UBS Caiuby, as 7 e 10 horas, terá coleta de PSA e palestra de prevenção do câncer de próstata.

No dia 23, a USF América vai realizar a palestra: “Desmitificar e encorajar para cuidar’, às 8h30, que será repetida nos dia 28 e 29. Também no dia 23, A UBS do Monte Belo, vai promover palestra de prevenção e coleta de PSA.

A USF Josely e a UBS Caic realizarão ações no dia 24, às 8 horas, sendo que na USF terá palestra e realização de testes rápidos e de PSA e na UBS orientações e também coleta de PSA.

Na USF Pequeno Coração, no dia 27, às 8 horas, acontecerá a palestra ‘Seja um herói da sua saúde’ e coleta de PSA, e no mesmo dia, a UBS do Recanto Mônica estará realizando palestra de prevenção do câncer de próstata, às 11 horas.

No dia 28, será vez da UBS do Jardim Odete promover palestra sobre o assunto, às 10 horas, e no dia 29, a UBS do Marengo também com palestra orientativa, às 8 horas.

Endereços das unidades de saúde

UBS Morro Branco – Rua: Rio Grande do Sul, 585, Aracaré

UBS Maragogipe – Rua: Paulistana, 95, Jd. Maragogipe

 USF Piratininga – Rua Teófilo Braga, 147, Pq. Piratininga

UBS Centro – Rua: João Vagnotti, 221, Centro

UBS Paineira – Rua: Serra Paranapiacaba, 380, Jd. Paineira

USF Miray – Rua Maringá, 603, Jd. Miray

UBS Jd. do Carmo – Rua Jaú, 26, Jd. do Carmo

USF Nícea/Louzada – Rua: Diamantina, 181, Jd. Nícea

UBS Caiuby – Estrada dos Índios, 1.125, Jd. Caiuby

USF América – Avenida Pedro Cunha A. Lopes, 2.500

UBS Monte Belo – Rua Arujá, 25, Monte Belo

USF Josely – Rua Floresta, 43, Jd. Josely

UBS Caic – Rua Santa Catarina, 382, Morro Branco

USF Pequeno Coração – Rua Frei Caneca, 280, Pequeno Coração

UBS Recanto Mônica – Rua Mombuca, 176, Recanto Mônica

UBS Jd. Odete – Rua: Visconde de Taunay, 210, Altos de Itaquá

UBS Marengo – Avenida Gonçalves Dias, 1.805, Pq. Res. Marengo