A Prefeitura de Itaquaquecetuba (por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico – SEMDE) em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – Campus Itaquaquecetuba – deve formar em junho cerca de 150 alunos pelo projeto “InfoItaquá”, que consiste na oferta de cursos de informática gratuito para a população.
Neste primeiro semestre foram iniciadas 11 turmas de informática. As aulas acontecem na própria Secretaria de Desenvolvimento Econômico, no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Bartira, escolas, entre outros locais.
O projeto trata-se de uma iniciação à informática que, por meio de uma linguagem de fácil entendimento, compreende noções de hardware, software, pacote Office (Word, Excel, PowerPoint), internet, redes sociais, e demais ensinamentos da área.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Jorge Asato, a capacitação tem sido de suma importância para os alunos inseridos no projeto.
“Hoje a inclusão digital deve ser tratada com atenção e a oferta de cursos desta natureza é de extrema importância para a qualificação dos cidadãos”, afirmou Asato.
As inscrições para inserção nos cursos são contínuas, uma vez que as qualificações são modulares e de curta duração (cerca de 30 horas). Uma vez cadastrados, de acordo com a disponibilidade são formadas turmas ao longo de todo o ano.
A referida capacitação teve a iniciativa da Comissão Municipal do Emprego – CME em 2015, na SEMDE e, desde o ano passado, conta com a parceria do IFSP que certifica o projeto.
No final de abril cerca de 40 alunos participaram da formatura realizada na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e receberam o certificado pela conclusão do curso no módulo word. O evento contou com a participação da primeira dama, presidente do Fundo Social de Solidariedade e secretária de Desenvolvimento Social, Joerly Nakashima, bem com dos representantes do IFSP, Thiago Fonseca (coordenador de extensão) e Almir Antunes Graciano (diretor educacional).