Na próxima terça-feira (30), a EM Profª Maria Eulália Nobre Borges realizará a formatura dos alunos do Projeto Olhares da Arte. O evento vai ocorrer às 9h nas dependências da unidade escolar (Rua Taubaté, nº 39, bairro do Monte Belo). A ação é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semecti) de Itaquaquecetuba com a ImageMagia e caracteriza-se pela implantação de oficinas de fotografia digital de forma inteiramente gratuita, com o patrocínio da empresa MRS Logística.

Segundo Simone Araújo, representante da ImageMagica – ONG de São Paulo que há 20 anos utiliza a fotografia como ferramenta de reflexão, comunicação e transformação social-, durante as oficinas do projeto, os alunos serão estimulados a despertar um olhar atento, crítico e curioso ao seu redor.

“As atividades tem como finalidade sensibilizar o olhar do aluno para o mundo da fotografia e estimular o senso crítico sobre a importância do ambiente em que se vive e discutir sobre a relação da comunidade com a ferrovia, meio ambiente e segurança”, esclarece Simone Araújo.

O principal objetivo do projeto é transformar os participantes em jovens cidadãos conscientes do lugar em que vivem, através de uma reflexão sobre a sua realidade por meio da fotografia. O público alvo dessa iniciativa foram alunos que estão cursando o 5º ano da referida escola. A oficina contou com a participação de 60 estudantes, divididos em 2 turmas. A ação ocorreu no mês de maio em oito encontros, onde foram abordados temas diversos através da fotografia, por meio de um processo metodológico desenvolvido tanto na perspectiva técnica/prática como teórica. A oficina foi realizada no contra turno escolar.

A ImageMagia ofertou todo o material pedagógico e de consumo para o projeto, equipamento fotográfico e computador para  realização das atividades, além de efetuar a doação da exposição fotográfica à escola. A formatura dos alunos também será organizada e realizada pela empresa.

A secretária municipal de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, parabenizou a equipe da escola e, sobretudo os alunos pela realização da ação, além disso, a titular da pasta explicou que a educação têm efetuado parceria com várias instituições no decorrer deste ano e os alunos da rede têm tido a oportunidade de enriquecer o seu repertório de conhecimento.

“As oficinas são ações pontuais que reforçam o aprendizado do aluno no ensino regular, por trabalhar, na maioria dos casos, temas transversais e transitar por várias áreas do conhecimento”, disse Verônica.