A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, lançou na quarta-feira, dia 24, o livro didático Criança Brincante, para os alunos do 1 º ano do Ensino Fundamental I.
O lançamento foi feito por live, via página do facebook da Semecti, seria presencial no mês de março, mas precisou ser adiado devido ao distanciamento social, por conta do Covid-19 (Coronavírus). Participaram da apresentação no encontro online, o Secretário de Educação, Fabiano Oliveira Novais, a Supervisora Denise Almeida, a escritora, Elisabete Jacques Urizzi Garcia, a Diretora do Núcleo de Formação Pedagógica, Daniela Delgado, o Web Designer Augusto Dorighetti, a Professora Letícia Dellalibera, sob a mediação do Coordenador Pedagógico, Michel Pinto da Costa.
O Secretário de Educação, Prof. Fabiano Oliveira Novais, fez a abertura do evento e disse que “a ideia para elaboração do material, surgiu em uma conversa com o Prefeito Mamoru Nakashima e a Supervisora Denise Almeida, na qual discutiam sobre um plano de trabalho para melhorar as práticas pedagógicas. O Sr. Mamoru sugeriu a criação de um livro didático às crianças do primeiro ano, prontamente a Secretaria de Educação levantou dados e verificou os recursos e investimentos necessários para elaboração do material didático”. Fabiano ainda complementou “estamos em fase de elaboração do livro didático para os alunos do 2º ano”.
O trabalho foi organizado pelas profissionais, Elisabete Jacques Urizzi Garcia, autora de livros didáticos e paradidáticos, e a Supervisora de Ensino, Denise Almeida, ambas criaram os conteúdos do livro, e as ilustrações, criadas pelo web designer Augusto Dorighetti. Todo o processo foi mediado por uma comissão composta por professores da Rede Municipal de Ensino e técnicos da Semecti.
De acordo com o Secretário de Educação, Prof. Fabiano, “para criação do material levamos em consideração as especificidades do Município de Itaquaquecetuba, atendendo assim, às necessidades dos educandos e também auxiliando os professores nas atividades didáticas”.
Denise Almeida comentou “Elaboramos quatro unidades temáticas; 1. Vida de criança, 2. Criança Brincante, 3. Você sabe de onde venho, 4. O bom do bem, para serem trabalhadas nos bimestres, no entanto, por causa da pandemia, o planejamento para implementação foi adequado à nova realidade.”
Daniela Delgado, Diretora de Formação Pedagógica, salientou “a equipe de supervisores e os diretores serão os responsáveis pela logística de entrega dos 4928 livros didáticos, essa é a quantidade de crianças matriculadas nos primeiros anos”. Relatou também sobre os tutoriais criados pelo Núcleo Pedagógico e para realização dessa tarefa, convidou a Professora Letícia Dellalibera para protagonizar as videoaulas.