A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social assinou nesta terça-feira (02 de abril) um termo de parceria com as entidades União dos Moradores da Vila Zeferina e a Associação Cultural Artes, Lazer, Educação, Dança, Esporte e Entretenimentos (Acaledee) para oferta do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e projetos de geração de renda, com cursos de culinária, pintura em tecido, crochê, pedraria e eventos, nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social, o SCFV trata-se de um serviço complementar, com caráter preventivo voltado ao desenvolvimento das capacidades e usuários da assistência social. O atendimento será disponibilizado pelas duas entidades em ações e atividades em grupos, a partir de faixas etárias, crianças e adolescentes de 6 a 17 anos e idosos com mais de 60 anos.

Além de promover a integração e a troca de experiências, o serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias. O trabalho é feito por meio de ações que estimulam esses convívios por meio de atividades artísticas, culturais, de lazer, esportivas, dentre outras de acordo com o perfil de cada cidadão atendido no CRAS.

O acesso e direcionamento do munícipe ao SCFV acontece através de encaminhamento dos técnicos do próprio CRAS e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). A meta é atender cerca de 1.280 pessoas por meio deste trabalho nos CRAS.

Já com o projeto de geração de renda, que ficará sob responsabilidade da Acaledee a expectativa é atender 250 famílias com cursos de culinária, pintura em tecido, crochê, pedraria e eventos também nos CRAS e em polos que serão avaliados pelo Desenvolvimento Social.

A Secretaria de Desenvolvimento Social afirma que o foco é garantir que essas famílias tenham a oportunidade de se qualificarem e possam obter renda, contribuindo com orçamento familiar e consequentemente melhorem suas condições de vida. A iniciativa prevê ainda a melhora da autoestima e o desenvolvimento de novas habilidades aos usuários do serviço.