A Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba em parceira com o Gripo EcoRodovias realizou no último sábado (30) o 1º Workshop de Formação do Projeto Ecoviver, edição 2019 para professores das escolas municipais de Itaquaquecetuba. Estiveram presentes entorno de 40 profissionais das escolas que foram contempladas com o projeto nesta edição. O Projeto Ecoviver é viabilizado pela lei de incentivo à cultura (Lei Roaunet) do Ministério da Cidadania e patrocinado pelo Grupo EcoRodovias.
De acordo com a Elaine Lopes, coordenadora pedagógica, responsável pela região que abrange Itaquaquecetuba, esta é a primeira etapa local do projeto, que propõe uma jornada ao longo do ano para tratar dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU nas escolas. “A intenção é promover transformações por meio do engajamento dos alunos”, explicou coordenadora.
Elaine destacou em sua fala as afirmações de João Francisco Santos, diretor do Projeto: “O projeto reconhece a importância da Agenda 2030 para o Planeta e da educação para a transformação, tanto do território, quanto das relações, quanto destes jovens, que serão agentes da transformação ao se tornarem protagonistas deste processo e exercitarem a criatividade, a empatia, a colaboração e outras competências imprescindíveis para a formação de um cidadão do século XXI”.
De acordo com a Secretaria de Educação após a formação do workshop, os professores dão início à Jornada nas escolas. Tudo começa com a descoberta de um problema, que os alunos pesquisam e elegem como tema. Depois, a Jornada prevê atividades de pesquisa, reflexão, planejamento, ação e intervenção, que culminam na criação de uma peça de teatro a ser montada e representada na escola e que pode entrar em cartaz para toda a cidade. Desta forma, além de proporcionar a transformação pela educação, o projeto também promove a democratização da arte e da cultura, concluiu a coordenadora pedagógica.
Para a secretária adjunta de educação, Verônica Cosmo Barbosa, o projeto Ecoviver é como um meio para auxiliar a formação complementar dos alunos no que tange às questões ambientais. “Tem sido uma ação importante para as nossas crianças que ano a ano tem formado agentes multiplicadores no que se refere a boas praticas ecológicas e sustentabilidade,” destacou.
Já a secretária de Educação Jane Moura, explicou que por meio de “ações parceiras, a Semecti tem conseguido desenvolver ações pontuais que muito tem contribuído com a qualidade da Educação municipal,” disse Jane agradecendo a equipe do Grupo EcoRodovias pelas ações parceiras em nossa cidade, bem como todos os participantes do Projeto Ecoviver/2019.
Estão participando desta edicação do Proejto as seguintes escolas municipais: EMEB Dnª Antonia Cicone, EMEB Dr. Aristides Jacob Alvares, EMEB Ver. Leolino dos Santos, EMEB Italo Adami, EMEB Guilherme Donizete Silva dos Santos, EMEB Orlando Bento da Silva, EMEB Prof. Michel Alves de Souza, EMEB Vice-Pref. Alfredo Gonçalves Ferreira da Silva, EMEB Ver. Augusto dos Santos, EMEB João Geraldo dos Santos, EMEB Ver. Antonio Rodrigues Gallego, EMEB Pref. Gentil de Moraes Passos, EMEB Profª Maria Eulália Nobre Borges, EMEB José Marinho Ferreira e EMA Nelson Barreto.
Sobre o projeto Ao longo de 14 anos, o Projeto Ecoviver chegou a mais de 2,5 mil escolas, com 11,2 mil professores e 317 mil alunos impactados pelo projeto que usa metodologias ativas de educação e a linguagem das artes cênicas para sensibilizar os envolvidos sobre o desenvolvimento sustentável, fomentar a reflexão, despertar o pertencimento e proporcionar intervenções na escola, nas comunidades e nos bairros. Ao usar a arte como forma de agir e também como meio para contar a história de transformação, o projeto democratiza o acesso à cultura.
O projeto promove e realiza atividades de formação de professores, reuniões de organização e mostras artísticas de teatro, gerando reflexão, senso crítico e mudança de comportamento nas escolas, alunos e professores que participam das suas ações.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU são o alicerce do Ecoviver. As atividades de diagnóstico iniciais são orientadas pelos 17 objetivos e suas 169 metas. Ao final do percurso, professores e alunos avaliam a contribuição para o objetivo que elencaram no começo da Jornada. Maiores informações podem ser obtidas nos sites: <www.ecoviver.com.br>, <www.facebook.com/jornadaecoviver/> e <www.instagram.com/projetoecoviver/>