Nos dois últimos dias, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Quinta do Boa Vista realizou palestras sobre a prevenção a enchentes. Entre os temas abordados estão, riscos de contato com água contaminada, legislação florestal e cuidados preventivos durante episódios de alagamentos. Cerca de 140 pessoas que utilizam os serviços do Cras participaram das quatro palestras, ministradas nos períodos da manhã e tarde.
Tendo em vista que a cidade possui 31 pontos de alagamentos e inundação, falar sobre o tema foi considerado de suma importância pela população atendida pelo Cras Quinta do Boa Vista. As orientações foram passadas pelos integrantes da Defesa Civil de Itaquá, Eriston dos Santos Oliveira, Zenilda Albuquerque Cavalcante Lima, Lucas Augusto e a bombeira civil, Rafaela Miranda.
O objetivo é de orientar a população de como agir nos casos de enchentes, durante e após esses incidentes, seja quando estiver em casa, no carro ou na rua. Abordaram ainda os riscos de contágio de doenças pelas pessoas que tiverem contato com água contaminada e como proceder nestes casos.
Outro ponto de destaque foi sobre a legislação florestal que, entre outras atribuições, delimita a ocupação das áreas, principalmente, nas próximas de rios e áreas de proteção de manancial, que acabam por influenciar no curso das águas e aumenta o despejo irregular de esgoto.