O Dia dos Namorados está chegando e o Procon de Itaquaquecetuba traz algumas orientações importantes para os casais que pretendem apreciar um jantar especial neste domingo (12).
Considerada a data mais romântica do calendário, muitos casais vão optar por um jantar e, para evitar transtornos, constrangimento, longas filas, cardápios com valores exorbitantes e taxas referente ao couvert, o consumidor deve ficar atento.
Alguns restaurantes renomados disponibilizam a reserva antecipada de mesas, com isso, os consumidores evitam filas e o tempo de espera, conforme explicou o diretor do Procon, Heitor Bera.
“A taxa de serviço é cobrada, mas não é obrigatória, sendo destinada ao serviço prestado no restaurante. Há, ainda, a gorjeta, que é um valor que o cliente opta em entregar ao garçom que o atendeu.”
“Com relação ao couvert, que são aperitivos servidos antes da refeição, o consumidor deve ser consultado se aceita e ser informado previamente o custo da entrada”, alertou o secretário de Governo, Marcello Barbosa.
Caso não haja essa consulta, presume-se ser oferta da casa e não deverá ser cobrado na conta, de acordo com a Lei Estadual 14.536/11. Já o couvert artístico é uma taxa permitida se o restaurante, bar ou lanchonete oferecer alguma atração artística que seja ao vivo.
O prefeito Eduardo Boigues destacou que o momento deve ser marcante, mas de maneira positiva. “O comerciante precisa do consumidor, por isso é inaceitável que ele faça aquilo que é incorreto. Mas se ainda assim o cliente sentir-se lesado, pode procurar o Procon.”
Se o consumidor tiver problemas na compra de produtos/serviços, o Procon atende pelo telefone (11) 4642-2005, e-mail proconitaqua@gmail.com e na rua Dom Thomaz Frey, 89 – centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.