A Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti), reuniu nesta segunda-feira (7) a comissão julgadora da fase final do 4º Concurso “Dia do Criando e Pintando” do Sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba.

Foram efetuadas a análise e as considerações sobre as 40 obras (desenhos) finalistas de forma individual. Os vencedores de cada segmento serão conhecidos nos próximos dias, na solenidade de entrega da premiação, momento em que estarão presentes as autoridades municipais, os 40 finalistas, um responsável por cada aluno e um representante de cada Unidade Escolar classificada. Os finalistas receberão medalhas de Honra ao Mérito e os vencedores de cada segmento serão contemplados com um troféu, além de terem as suas obras estampadas no material escolar do próximo ano.

A comissão julgadora é composta pelos seguintes profissionais: Maria Marta da Silva artista plástica da cidade e professora de desenho e pintura da Secretaria Municipal de Cultura (presidente); Eder Bispo Alcântara, artista plástico, designer e musicista; e Armando Pedro Álvares, artista plástico e educador. Compõem a comissão organizadora do evento, a equipe da Assessoria de Projetos Educacionais e Eventos e Departamento de Coordenadoria Pedagógica.

A secretária de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, agradeceu a presença e parceria de todos os jurados e disse que é fundamental para o sucesso do evento a presença dos profissionais para efetuar a classificação, uma vez que além do olhar de especialistas no assunto, a ideia principal é respeitar o trabalho de cada criança e primar pela transparência e ética do concurso. Verônica disse ainda que é interessante o quanto as crianças são estimuladas por meio do concurso: “O processo de criação e desenvolvimento artístico dos discentes, que pelo desenho consegue, na maioria das vezes expressar os conteúdos internos que permeiam o seu mundo de fantasias e de realidade”.