Na próxima semana os socorristas e profissionais que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Itaquaquecetuba passarão por um treinamento disponibilizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Traumas e imobilizações são os principais assuntos a serem abordados nesta capacitação, focada em exercícios práticos, com o objetivo de qualificar o serviço prestado hoje no município, assim como melhorar o atendimento oferecido para a população da cidade.
O treinamento será realizado no próprio SAMU e deve ser comandado pelos enfermeiros Luciano Penha de Araújo e Daniel Dias. A capacitação ocorrerá em duas oportunidades – uma no dia 13 (segunda-feira) e a outra no dia 16 de fevereiro (quinta-feira) – para que todos os servidores públicos da base do SAMU possam participar.
De acordo com a Secretaria de Saúde, os profissionais que atuam no SAMU estão passando por treinamentos pelo menos uma vez por mês. A iniciativa da gestão municipal faz parte de um trabalho desenvolvido por meio do Núcleo de Educação de Emergência e Urgência (NEU). “Retomamos esse trabalho no segundo semestre de 2016 com o objetivo qualificar ainda mais o atendimento feito hoje pelo SAMU e para pleitear repasses do Ministério da Saúde para o município”, explicou o secretário da pasta, William Harada.
Atualmente o Núcleo é formado pela coordenadora de saúde, Ladjane Marisa Peixoto, a coordenadora geral do SAMU, Gisele da Silva Santos, o médico João Greco e os enfermeiros Luciano e Daniel.
A reforma do prédio do SAMU, a manutenção da aparelhagem, bem como a capacitação dos funcionários faz parte de todas as mudanças comandadas pelo prefeito Dr. Mamoru Nakashima, e o secretário de Saúde, William Harada, para garantir melhorias no atendimento e continuar salvando vidas.
“Nosso foco é nos assegurar de que estamos oferecendo um alto padrão de qualidade humano e técnico na prestação de serviço, por isso iniciamos as capacitações do NEU pelo SAMU, mas a intenção é expandir para a rede de saúde inteira”, afirmou o prefeito Dr. Mamoru.
No decorrer de 2016, a Prefeitura realizou várias obras no setor de saúde, que acabou por beneficiar diversas edificações. Destaque para a entrega da Central da Saúde, que abriga a Vigilância Sanitária, Epidemiológica, o Programa Mais em Casa, o Centro de Especialidades, e a Secretaria Municipal de Saúde. Outros prédios que também receberam atenção foram: Saúde Mental, e as UBS do Morro Branco, Marengo Baixo, Monte Belo, Caiuby, Piratininga, Jardim do Carmo, e Jardim América.