A Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti), por meio do Núcleo de Formação, Acompanhamento Pedagógico e Avaliação (NFAPA) em parceria com a Associação Educacional para Múltipla Deficiência, Vila Mariana/ SP, realizou uma formação continuada para os diretores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e professores da sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE). A ação foi executada na última semana no auditório da Semecti e contou com a presença de 25 professores do AEE, 9 gestores, supervisores e técnicos do Núcleo de formação e supervisores.

De acordo com a professora Jaqueline Teixeira Mercurio, técnica do NFAPA, a formação foi ministrada pela professora Shirley Rodrigues Maia, diretora Educacional da AHIMSA – Associação Educacional para Múltipla Deficiência. O tema que norteou o encontro foi o “DUA – Desenho Universal da Aprendizagem”, assunto surgido dos princípios da arquitetura, todavia a profissional enfatizou questões relacionadas à inclusão e equidade, aos serviços e aos recursos que irão favorecer a todos, acessibilidade a qual não se refere apenas as pessoas com deficiência, mas também aos idosos, gestantes, e outros.

Ainda foram abordados temas sobre o processo, a construção e o desenvolvimento da pessoa com deficiência nas escolas, a importância do ensino colaborativo, o atendimento na sala de recurso multifuncional, as múltiplas formas de aprendizagem bem como (re)pensar as formas do estilos de aprendizagem de cada aluno, no sentido de estimular uma auto avaliação do professor  nas práticas, no sentido de problematizar a questão da inclusão.

Segundo a secretária de Educação, Jane Moura Santos, estas parcerias que a Semecti tem realizado com várias empresas e instituições só tendem a reforçar o compromisso da gestão em ofertar uma Educação de qualidade aos munícipes. Jane parabenizou todos os envolvidos na ação em especial a profª Drª Shirley Rodrigues Maia pelo apoio dado junto à Semecti. Já a secretária adjunta de Educação, Verônica Cosmo Barbosa explicou que a formação continuada é prevista pela LDB e que a exemplo de anos anteriores, todos os professores do Sistema Municipal de ensino estão participando de formação continuada neste ano em diversas áreas do conhecimento e especificidade.