Os alunos da EMEB Maria Eulália receberam a primeira edição do projeto “Aprendendo com as Diferenças” desenvolvido pelo Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itaquaquecetuba. O objetivo foi apresentar aos alunos dos 4ºs e 5ºs anos as principais deficiências, assim como a legislação que garante acessibilidade e lugares preferenciais.

A iniciativa é da publicitária Camila Laguna que propôs essa reflexão aos alunos da unidade, a partir de sua própria vivência. Ela apresentou os diferentes símbolos correspondentes a cada deficiência e explicou as peculiaridades de cada um. Em seguida, foram desenvolvidas atividades que contaram com a participação dos alunos. Entre elas, um dos alunos colocou uma venda nos olhos e foi guiado por um colega em um circuito dentro da sala. Em outra atividade um estudante sorteava uma palavra ou frase e a descrevia por meio de mímicas. “Todas as atividades tiveram o objetivo de colocar o aluno no lugar do outro para ajudar a compreender as limitações, tomar atitudes proativas e promover o respeito”, descreveu Camila.

Ao final das dinâmicas as crianças puderam falar de suas experiências com amigos, familiares e com os próprios colegas. Além disso, estudantes que se enquadram em alguma deficiência também puderam falar como se sentem e receber o apoio dos outros estudantes e professores.