Pelo nono ano consecutivo, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti), em parceria com a Ecorodovias / Ecopistas realizou a ‘Mostra de Teatro na Cidade’, etapa final do Projeto Ecoviver.
A ação que foi realizada dia 26 de outubro, no Salão Lotus, no bairro Quinta da Boa Vista, contou com a participação de aproximadamente 350 alunos, professores, diretores, técnicos da Semecti e representantes da Ecorodovias, além de técnicos que desenvolvem o projeto, sendo representado em Itaquaquecetuba pela coordenadora pedagógica do projeto, Elaine Lopes.
Participaram da etapa final do Projeto Ecoviver: a EMEB Prof. Aurelino Leal, que apresentou a peça teatral “A árvore amiga”, a EMEB Santino Hayashi Amano, que trouxe para o público a peça “A invasão das moscas gigantes”, já a EMEB Ver. Antônio Rodrigues Gallego, discutiu as questões ambientais por meio do desenvolvimento da peça teatral “Tempos Modernos Boa Alimentação”.
Por outro lado, a EMEB Italo Adami convidou o público a refletir sobre a sustentabilidade por meio da obra “Com o construir e o sustentar, nenhum sonho será impossível” e, por fim, a EJA da Escola Municipal Ambiental ‘Nelson Barreto da Silva’ apresentou o tema “Cordel ‘Meio Ambiente’.
Após as apresentações estudantis, a programação contou com o espetáculo teatral profissional ‘Um dia na família do Capim’ que mostrou a rotina e as relações de uma divertida família, acompanhando o dia em que a menina Clara abre a torneira de sua casa e descobre que não há mais água. A coordenadora pedagógica, Elaine, destacou ainda que o espetáculo apresentou cenas e imagens lúdicas, que levaram a reflexão de como as escolhas e atitudes do cotidiano podem impactar diretamente na preservação dos recursos naturais do planeta.
Segundo a secretária de Educação, Jane Moura Santos, a ação tem contribuído muito com as crianças no sentido do desenvolvimento e conscientização de bons hábitos e preservação da natureza. “Parabéns as crianças, comunidades escolares e a Ecorodovias/Ecopistas por proporcionar mais um ano do Proejto Ecoviver em nossa cidade”, disse.
A secretária adjunta de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, também parabenizou todos os envolvidos na ação: “Ao longo das nove edições, certamente o Projeto Ecoviver, tem feito a diferença na vida de muitas pessoas, na medida em que por meio da educação conscientizadora e preventiva, é possível a disseminação de boas práticas por meio dos discentes, que fazem a diferença no contexto social”.
Elaine Lopes, explicou que o Ecoviver, é um projeto viabilizado pela lei Rouanet e patrocinado pelo Grupo EcoRodovias, representado pela Ecopistas em Itaquaquecetuba, e leva aos professores uma metodologia que permite realizar ações de Educação Ambiental utilizando a linguagem do teatro para sensibilizar e transformar o meio.