As gestantes que são atendidas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Jardim Caiuby poderão participar do projeto “Nascer Feliz”. A iniciativa faz parte de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Políticas para Mulheres, Desenvolvimento Social e o Fundo Social de Solidariedade, para levar apoio, orientação, informações e oferta de cuidados, com o objetivo de dar uma melhor condição de vida à mulher, durante o período da gravidez, quando se encontra mais fragilizada e vulnerável emocionalmente, assim como oferecer dicas sobre os cuidados com o bebê e sobre a maternidade.

Inicialmente 30 gestantes já cadastradas nos projetos sociais disponibilizados por este CRAS poderão se inscrever. A inscrição do “Nascer Feliz” deve ser feita no próprio CRAS, mediante a apresentação de RG e comprovante de residência da futura mamãe.

Realizado também com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, o “Nascer Feliz” prevê quatro encontros com palestras e oficinas com especialistas, visando à orientação das mamães sobre a importância do pré-natal, do acompanhamento médico durante a gestação, amamentação e ainda o planejamento familiar. Além de informações sobre Direito de Família, Assistência Social, entre outros.

“Neste momento vamos atender com o programa as gestantes em situação de vulnerabilidade social. Entendo que essa iniciativa é fundamental para proteção da primeira infância e para fortalecer a protetividade materna e prevenir a violação de direitos da criança”, comentou a coordenadora do CRAS, Cristiane Teixeira.

O primeiro encontro de gestantes do projeto no Caiuby está marcado para o dia 19 de setembro. Os demais devem acontecer nos dias 3, 17 e 31 de outubro. Todos eles serão realizados das 14h às 16h.

“Iniciamos o Nascer Feliz em 2014 nas Unidades Básicas de Saúde e agora vamos levá-los também para os CRAS, a ideia é que o máximo de gestantes recebam essas orientações e acolhimento durante esse período tão importante na vida de uma mulher. Começamos com o CRAS Caiuby e futuramente vamos levar para os demais”, esclareceu a primeira dama, secretária de Políticas para Mulheres e secretária de Desenvolvimento Social, Joerly Nakashima.

As gestantes que participarem de todas as palestras (um total de quatro) receberão no encerramento do último encontro, um enxoval para o bebê com diversos itens para recém-nascidos.

O CRAS Jd. Caiuby fica na Rua Ribeirão Preto, número 09, no Jardim Caiuby. Mais informações:4648-1556.