O Conselho Municipal do Idoso (CMI) de Itaquaquecetuba está com as inscrições abertas para os interessados em disputar as eleições do órgão para o biênio 2017/2019. A inscrição deve ser realizada até o dia 29 de novembro (quarta-feira), das 9h às 16h, na Casa dos Conselhos (Avenida Presidente Tancredo Neves, número 169, bairro da Estação), local onde o candidato deverá retirar o edital que estabelece todos os critérios necessários para a participação no pleito. A inscrição e o próprio edital também podem ser feitos no Centro de Convivência da Melhor Idade (Rua Manoel Garcia, 160 – Centro).

Somente poderão concorrer à eleição representando a sociedade civil, os candidatos que preencherem os seguintes requisitos: morar em Itaquaquecetuba; ter idade superior a 18 anos e fazer parte de alguma entidade ou organização não governamental de defesa ou atendimento a pessoa idosa ou grupo da melhor idade.

Para se inscrever, o interessado deve formalizar o seu pedido de registro de inscrição, por meio de impresso preenchido de próprio punho, que está disponível na sede da Casa dos Conselhos, e apresentar a documentação necessária, tais como cédula de identidade (RG), cadastro de pessoa física (CPF), comprovante de residência (com emissão em até 60 dias contado da data de inscrição) e a indicação da entidade ou grupo da terceira idade a qual representa, conforme o modelo fornecido pela comissão eleitoral.

CMI Cabe ao Conselho Municipal do Idoso de Itaquaquecetuba formular diretrizes para o desenvolvimento das atribuições de proteção e assistência que o município deve prestar aos idosos, nas áreas de sua competência, além de estimular estudos, debates, pesquisas, objetivando prestigiar e valorizar aos idosos. O CMI deve propor medidas que visem garantir ou ampliar os direitos dos idosos, eliminando toda e qualquer disposição discriminatória, assim como incrementar a organização e a mobilização da comunidade idosa.  É função do conselho, estimular a elaboração de projetos que tenham por objetivo a participação do idoso, nos diversos setores da atividade social, examinar e dar encaminhamento a assuntos que envolvam problemas relacionados aos idosos e criar um regimento interno para o funcionamento do CMI.

ELEIÇÃO No dia 13 de dezembro deste ano será realizada a votação para a escolha dos novos membros do CMI. A eleição deve ocorrer das 8h às 14h, no Centro de Convivência da Melhor Idade (Rua Manoel Garcia, 160 – Centro). Sendo que para votar, o eleitor deverá apresentar documento de identidade oficial com foto e título de eleitor, podendo usar o comprovante de votação da última eleição ou certidão de regularidade expedida pelo Cartório Eleitoral. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: 4732-2840 / 4647-0155.