Com a proposta de garantir o planejamento familiar e a melhoria da qualidade de vida da população, a Prefeitura de Itaquaquecetuba está oferecendo cirurgias de vasectomia para homens de 25 anos ou mais e/ou que já tenham pelo menos dois filhos. Para realizar o procedimento, os interessados devem procurar a unidade de saúde mais próxima.

A Secretaria de Saúde contabiliza que são realizadas pelo menos cem cirurgias do tipo por mês na cidade. O método contraceptivo é realizado através de uma pequena cirurgia a nível ambulatorial, visto que a vasectomia é um procedimento de esterilização voluntária e não precisa de internação.

“Estamos avançando em tudo o que envolve planejamento familiar na cidade. Já realizamos mutirões de implantação de DIU e de vasectomia que foram um sucesso, então mantivemos essas ações para que ainda mais pessoas sejam atendidas”, destaca a secretária de Saúde, Ariana Julião.

Ao procurarem pelo procedimento nas unidades de saúde, os interessados recebem orientação médica e psicossocial, atendimento individualizado e orientação quanto aos métodos contraceptivos. O objetivo é esclarecer possíveis dúvidas para o paciente no pré-operatório. Só depois é confirmado o agendamento para a cirurgia, que é realizada no Centro de Especialidades de Itaquaquecetuba (CEI).

O prefeito Eduardo Boigues destacou a importância da cirurgia estar sendo oferecida de graça, de forma segura e com atendimento completo. “Além das ações pontuais, nossas unidades de saúde também oferecem consultas de planejamento familiar que podem ser previamente agendadas. O resultado é mais qualidade de vida e saúde para a população”, destacou.