A Prefeitura de Itaquaquecetuba realizou, na última quinta-feira (28), uma ação de conscientização em alusão ao Julho Amarelo, mês de luta contra as hepatites virais. A feira ocorreu na praça João Álvares, no centro, e contou com barracas de orientação sobre prevenção e tratamento, testagem rápida de sífilis, HIV e hepatites B e C, além de atividades recreativas.

As ações promovidas pela Secretaria de Saúde tiveram o objetivo de reforçar os cuidados e alertar a população sobre a importância da prevenção e conscientização contra a doença.

“Hepatites como a B e C são as principais causas de doença hepática crônica, além da cirrose hepática e carcinoma hepatocelular, o câncer. Por isso é de extrema importância que a população se atente aos sinais da doença participando de ações como essa”, disse a secretária de Saúde, Ariana Julião.

De acordo com o Ministério da Saúde, a maioria dos casos não apresenta sintomas até que a doença esteja em estágio mais avançado, o que pode levar décadas para acontecer. O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza amplamente os testes rápidos para hepatite B, que, por meio de uma gota de sangue, conseguem identificar a presença da infecção.

Além das atividades voltadas às hepatites, a feira também contou com barraca de avaliação nutricional, auriculoterapia, orientação de planejamento familiar, campanha de saúde bucal e feira de adoção de cães e gatos.

“É uma iniciativa que ressalta o compromisso da nossa Secretaria de Saúde com as questões que envolvem o bem-estar da população de Itaquá. Uma data como essa não poderia passar em branco e a ação foi um sucesso”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.