A Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti) iniciou na segunda-feira, 07 de outubro, o projeto “Hora de Cantar História”, nas Creches Olívio Cesar e Professor Edson Barbosa. Idealizado pelo Secretário de Educação, Fabiano de Oliveira Novais, o projeto prevê a visita do ônibus, intitulado Biblioteca Itinerante, em creches municipais e subvencionadas do município. Neste semestre já conta com um cronograma para visitações em 35 unidades que oferecem atendimento aos bebês e crianças até 3 anos.

O nome do projeto surgiu da canção de autoria dos formadores, Michel Pinto da Costa e Roberto Santos, da equipe Parque Escola. Ao iniciar a contação de histórias sempre cantavam: “Chegou a hora de contar história” e entre uma diversão e outra os contos e as brincadeiras foram dando significados às histórias presentes nos livros infantis.

O ônibus foi adaptado para receber os bebês, mesmo engatinhando podem alcançar os livros. A biblioteca itinerante possui um acervo de aproximadamente 100 títulos e também brinquedos que dão suporte ao trabalho realizado.

As técnicas do NFAPA (Núcleo de Formação Acompanhamento Pedagógico e Avaliação) acompanham as visitações diariamente e registram as ações.  O espaço mais se parece com uma brinquedoteca, possui fantoches, marionetes, fantasias, bonecos e claro toda musicalidade e simpatia dos mediadores. Tudo isso para tornar mais envolvente, dinâmica e fascinante a atividade de narração de histórias.

O secretário Fabiano Novais, acredita que para a formação de bons leitores é fundamental que as crianças, a partir de sua concepção e posteriormente ao seu nascimento, apreciem e valorizem a escuta e a leitura de histórias e conclui: “o projeto enriquecerá o imaginário de nossas crianças levando-as ao mundo letrado com um vasto repertório cultural”.