A Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti) participou da formação da Undime, Polo Grande São Paulo/Leste. O evento ocorreu na quinta – feira, 13 de fevereiro, no auditório do Cemforpe, em Mogi das Cruzes, e teve como tema a implementação do Currículo Paulista nas redes municipais de ensino.  

Participaram do encontro aproximadamente 700 profissionais da educação entre diretores, coordenadores pedagógicos e equipe pedagógica das Secretarias Municipais de Educação do Polo da Grande São Paulo/Leste da Undime, das seguintes cidades: Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Poá, Salesópolis, Biritiba Mirim, Arujá e Santa Isabel.

O Currículo Paulista propõe assegurar os direitos de aprendizagem de todos os estudantes paulistas, garantindo o que está previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dando continuidade aos documentos que o antecederam e contextualizando as competências e as habilidades com as especificidades do Estado de São Paulo e respectivamente suas regiões.  Também busca orientar a escola no desenvolvimento pleno de seus estudantes, por meio de um currículo de Educação Integral, indispensável na formação dos indivíduos em suas dimensões: biológica, afetiva, social, cultural e profissional no mundo contemporâneo.

O Currículo Paulista é um documento elaborado por representantes das redes municipais, estadual e privada, de modo colaborativo, associando saberes, procedimentos, reflexões e experiências a respeito da prática docente nos diferentes componentes curriculares. O objetivo foi traduzir as especificidades sociais, econômicas, regionais, culturais e históricas de cada um dos 645 municípios que compõem o Estado de São Paulo.

Segundo o Secretário de Educação, Fabiano Oliveira Novais, a Rede Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba aderiu à proposta Curricular Paulista. “Neste encontro de formação possibilitamos a ida de mais de 100 coordenadores pedagógicos”. O secretário aproveitou para parabenizar os pedagogos do Nafpa (Núcleo de Acompanhamento Pedagógico, Formação Pedagógica e Avaliação), Daniela David Delgado, Sandra Ventola e Michel Pinto Costa, que palestraram sobre as questões da Educação Infantil e relataram as experiências das escolas de educação infantil e creches subvencionadas de Itaquaquecetuba.

Texto – Mirian Rosiris Mendes/ Fotos- Evans de Jesus