A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, promoveu sexta-feira, dia 12 de abril, o campeonato de bocha adaptada pelo Circuito Esportivo Recreativo Adaptado de Guarulhos/Itaquaquecetuba (CERAG/Itaquá). A modalidade voltada para pessoas com deficiência física severa “cadeirante” envolve pelo menos 14 instituições anualmente e este ano foi realizada no Ginásio Municipal de Esportes de Itaquá ‘Sumiyoshi Nakaharada’ entre jogadores do município e de Guarulhos.

De acordo com a organização, o campeonato é dividido em quatro classes, que são baseadas pelo grau de comprometimento motor dos participantes.

Seguindo o regulamento da disputa, na Bocha Categoria (BC) 1 os jogadores podem contar com o auxílio de um ajudante para ajustar a cadeira e entregar a bola, quando solicitado. Já a categoria BC2, os jogadores não podem receber ajuda.

A categoria BC3 é direcionada para participantes com deficiências severas e que usam instrumento auxiliar, podendo receber ajuda de outras pessoas. Enquanto a classe BC4 é voltada para jogadores com deficiência severa, porém eles não recebem assistência.

Itaquaquecetuba levou a melhor em duas categorias, com as jogadoras Mariana Hermogenes Bueno que disputou a classe BC3 e Kelly Cristine de Carvalho Cruz no BC2.

Para um dos fundadores do projeto e professor dos atletas de Itaquá, Erasmo Trindade, iniciativas como o CERAG/Itaquá traz uma série de benefícios aos atletas do município.

“Esse trabalho voltado para pessoas com deficiência severa faz com que eles enxerguem o seu potencial e não a deficiência, além de resgatar a autoestima, o prazer de viver e levar os nossos alunos a lugares que só o esporte pode proporcionar. A bocha traz a estes alunos benefícios que envolvem desde questões motoras a psicológicas”, explicou o professor.

Em junho a Secretaria de Esportes irá realizar outra etapa do Circuito Esportivo Recreativo Adaptado de Guarulhos/Itaquaquecetuba, desta vez com futebol voltado para pessoas com deficiência física e intelectual.

Se você conhece alguém que tenha interesse de participar dessas modalidades, pode entrar em contato com a Secretaria de Esporte e Lazer de Itaquaquecetuba pelo telefone: 4641-4085 ou 4641-4201.