A Secretaria de Segurança de Itaquaquecetuba reuniu nesta segunda-feira, 3, os membros da Guarda Civil Municipal e da Defesa Civil para apresentar um balanço das ações realizadas neste ano e projetar os trabalhos e melhorias que serão implantadas em 2019.
O evento contou com a presença do prefeito Dr. Mamoru Nakashima, do secretário de Finanças e Saúde, William Harada e do secretário de Segurança, Igor Fabian, que conduziu todo o evento.
Mamoru parabenizou os GCMs e agentes da Defesa Civil pelo trabalho realizado durante o ano e afirmou que a população está atenta a dedicação empenhada.
“As pessoas tem visto nas ruas o ótimo trabalho realizado pela Guarda e pela Defesa Civil, vocês demonstram a cada dia que estão comprometidos com a cidade”, comentou o prefeito.
Por sua vez, o secretário Igor, exibiu informações sobre melhorias realizadas na estrutura da sede da Secretaria, do firmamento do Convênio com a Polícia Federal para armar a guarda, da bem sucedida parceria com a Polícia Militar, Reforma do Canil e a ampliação do número de palestras do projeto Guard “Grupo Unido na Ação de Resistencia às Drogas”, realizado nas escolas municipais em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
“Tivemos um ano com grandes conquistas, equipes comprometidas que mostraram seu valor para a população de Itaquaquecetuba, hoje a Guarda e a Defesa Civil são respeitadas pelo ótimo trabalho que realizam”, comentou o secretário.
A Defesa Civil, segundo dados da pasta, realizou em 2018 até o mês de novembro cerca de 1200 atendimentos, entre eles, combate a incêndio em matas, o projeto Lenha Seca, e atendimentos em emergências.
Outro dado importante envolvendo a Guarda Municipal foi o trabalho de localização de veículos roubados, ao todo, foram 125 automóveis e motos devolvidos aos seus proprietários. O combate ao tráfico de drogas também tem sido intenso e de destaque na GCM.
No projeto Guard, mais de 14 mil crianças foram orientadas pelas palestras de combate as drogas, conscientizando sobre as consequências sociais, biológicas e psíquicas que o uso dessas substâncias causa na vida das pessoas.
Para 2019, o plano de trabalho da Secretaria de Segurança inclui a modernização da rede de comunicação da pasta, implantação de câmeras de monitoramento, ampliação da rede de telefonia emergencial através dos números 153 e 199 e criação de mais 10 NUPDECS – Núcleo de Proteção da Defesa Civil nos bairros.