Representantes da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semecti) de Itaquaquecetuba, participaram da reunião do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê – Condemat, que aconteceu em Mogi das Cruzes, no último dia 24. A cidade apresentou a “Metodologia Ativa na Educação Infantil” que traz o aluno como protagonista do seu processo de aprendizagem.
O evento ocorreu em Mogi das Cruzes e contou com a presença de equipes técnicas das secretarias de educação dos 11 municípios que fazem parte do consórcio.
Representaram a cidade, as professoras formadoras, Gisele Ferreira Okagawa, Viviane Ap. Rodrigues Teixeira Cláudio, Marysol Krauskopf e a Supervisora Denise Almeida.
O encontro proporcionou a troca de experiências na área da educação. As participantes de Itaquaquecetuba apresentaram atividades referentes à Metodologia Ativa, da professora Áurea Aparecida Moreira Diniz Souza, que leciona na EMEB Benedito Barbosa dos Santos. De acordo com a formadora Gisele Ferreira Okagawa, “um dos principais desafios na Educação Infantil, frente às atuais mudanças relacionadas à homologação da BNCC e implementação do currículo é romper com paradigmas, sendo um deles de natureza teórico-metodológica e está baseado na necessidade de efetivas práticas pedagógicas que preconizam as crianças como sujeitos de direitos e protagonistas de seus processos de aprendizagem. Valorizamos as práticas dos professores, como as da professora Áurea, que demonstram uma escuta ativa e respeito aos interesses, necessidades, expectativas, hipóteses e curiosidades dos seus alunos, redirecionando seu planejamento, dando visibilidade às produções dos alunos, os colocando no centro do processo e oportunizando a participação ativa deles”, concluiu.
O Secretário de Educação, Fabiano Oliveira Novais ressaltou que, “em 2020 o município continuará com as Formações Continuadas para que a Metodologia Ativa seja adotada por todos os professores”.