Os testes rápidos que estão sendo feitos em pessoas sem sintomas de Covid-19 na Univeritas, em Itaquaquecetuba, precisam ser agendados a partir de agora. A medida visa evitar aglomerações no local, já que a unidade também é ponto de vacinação. 

O agendamento deve ser feito pelo http://steam360.com.br/VacinaItaqua/, com disponibilidade de horário das 9h às 15h. Neste sábado (8) também haverá realização de testes. A Univeritas fica na avenida Uberaba, 251 – Vila Virgínia e é necessário apresentar RG e CPF na hora.

A iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Itaquaquecetuba com o Laboratório Hilab, vinculado ao Instituto Butantan, e vai permitir um melhor rastreamento epidemiológico do vírus no município. Caso a pessoa esteja infectada, também vai permitir indicar o isolamento social a ela para evitar a propagação do vírus. 

Os testes têm um leitor específico que detecta tanto o IgM como o IgG. O resultado reagente (positivo) para IgM indica que a pessoa foi exposta ao vírus e está na fase ativa da infecção. Já o resultado reagente para IgG indica que a pessoa já teve contato com o vírus, mas não está mais doente. Nos três primeiros dias, foram realizados 124 testes na Univeritas.

Pessoas com sintomas podem procurar qualquer um dos 17 postos de saúde, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Caiuby, o Centro de Saúde (CS) 24h e a Central de Atendimento Covid-19, ambas no centro, para avaliação e conduta.