A Prefeitura de Itaquaquecetuba tem realizado ações efetivas de convocação para que as famílias beneficiárias do Bolsa Família façam o acompanhamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), assim como mantenham a frequência escolar das crianças. Para isso, a união estratégica das três Secretarias Municipais: Saúde, Educação e Desenvolvimento Social têm dado resultados significativos para que as famílias continuem com acesso a este programa.
Atualmente, o município conta com 18.762 famílias beneficiárias do Bolsa que precisam atender as condicionalidades para que não tenham o benefício bloqueado, sendo elas, a frequência escolar e a pesagem e imunização das crianças. Este tipo de acompanhamento é feito de três em três meses no caso da Saúde, e de dois em dois meses para Educação que envia o relatório de frequência escolar.
De acordo com a gestora municipal do programa, Luiza Xavier, o trabalho em conjunto tem contribuído para que a informação da importância do acompanhamento chegue até essas famílias. “Vimos que a convocação por intermédio escolar funciona e traçamos esta estratégia de enviarmos os comunicados que falam do período em que é preciso procurar o serviço de saúde”, explicou.
Diante desta união entre as pastas, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social promove o reconhecimento ao trabalho realizado. Em encontro realizado na tarde desta quarta-feira (28/03), no Centro Esportivo Municipal de Itaquaquecetuba, a secretária da pasta e primeira dama, Joerly Nakashima, a dona Jô e o prefeito Dr. Mamoru Nakashima prestigiaram as unidades de saúde que tiveram maior vigência no ano de 2017 (média anual) com relação ao acompanhamento das condicionalidades do programa, são elas: Jardim Maragogipe (67,29 – 1º lugar); Jardim Caiuby (66,32 – 2º lugar) e Jardim Odete (59,75 – 3º lugar).
Além disso, a UBS Recanto Mônica obteve destaque e as Unidades de Saúde da Família (USF) Jardim América (média anual – 80,36 – 1º lugar) e Pequeno Coração (média anual- 71,63 – 2º lugar) receberam reconhecimento.
“Essa parceria é essencial e percebemos que o público alvo que neste caso são os beneficiários do Bolsa Família está sendo alcançado”, disse a dona Jô. O prefeito parabenizou a todos.
CAIXA ECONÔMICA Presente no Evento, a Caixa Econômica Federal, representada pela responsável dos programas sociais, Fernanda Martins Gazzola, afirmou que o trabalho de gestão do programa por parte do município é excelente. Ela disse que o trabalho da Caixa também é em prol de manter as famílias informadas e recebendo o benefício.