A Secretaria de Desenvolvimento Social de Itaquaquecetuba iniciou dia (22), o serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo de idosos. O trabalho será executado em todas as unidades do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) em parceria com uma OSC (Organização da Sociedade Civil). A expectativa é de atender 640 idosos por mês, nos cinco equipamentos da cidade, porém nesta semana, o momento é de realizar a busca ativa e resgate desse público.

O objetivo do programa é desenvolver atividades que possam contribuir no processo de envelhecimento, conferindo às pessoas de mais idade autonomia, socialização, fortalecimento de vínculos familiares e do convívio comunitário, além do cuidado para evitar risco social.

As atividades aplicadas serão de comunicação digital, música, dança, atividades físicas e de convivência, socialização e auto-estima. Essas práticas vão permitir o lazer e ainda a valorização de suas experiências, que serão estimuladas e também, potencializar o poder de escolha.

Com a pandemia, os atendimentos na maior parte dos equipamentos ocorrem de forma remota, porém, nesta modalidade, o resgate para o atendimento presencial será importante e com todas as normas sanitárias colocadas em práticas.

De acordo com a secretária da pasta, Claudia Marzagão, é importante dar assistência aos idosos, sobretudo, neste momento, em que muitos permanecem em isolamento social. “Precisamos retomar as atividades com os idosos, respeitando as regras de saúde. Os idosos necessitam de socialização, e vamos retomar aos poucos as atividades. É muito importante valorizar nossos idosos que já fizeram tanto por nós e ofertar a eles atividades que prazerosas que garantam um envelhecimento saudável”, pontua Claudia.

O idoso que não estiver inscrito no CRAS, mas que tenha interesse, pode entrar em contato com a unidade mais próxima de sua residência e efetuar sua inscrição. É necessário, porém, o documento de identidade e comprovante de endereço.

Relação dos equipamentos:

CRAS Caiuby
Rua Ribeirão Preto, 09 – Jardim Caiuby.
Contato: 4648-8125

CRAS Quinta do Boa Vista
Estrada São Bento, 1691, Quinta da Boa Vista
Contato: 4644-8830

CRAS Recanto Mônica
Rua Governador Ademar Pereira Barros (antiga Rua Três) – 222 – Horto do Ipê
Contato: 4753-4517

CRAS Morro Branco
Rua Avenida Ítalo Adami, 2170 Morro Branco, Itaquaquecetuba/SP.
Contato: 4647-6257

CRAS Jardim Itaquá
Rua Pixinguinha, 80 B – Jardim Maragogipe, Itaquaquecetuba/SP.
Contato: 4641-2647