Esse ano uma novidade entrou na grade de cursos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Itaquaquecetuba: o curso de grafite. Voltado para crianças a partir dos 6 anos até jovens de 17, as aulas fazem uma imersão cultural e das técnicas de pintura. Na unidade do Jardim Itaquá, os alunos irão grafitar o muro de uma escola como produto final.
Hoje, 24, os estudantes tiveram a primeira aula prática. A turma foi orientada pela professora Jae Alves que irá ensinar as técnicas de desenho, profundidade, cores, sombreamento e o grafite. Segundo o coordenador do Cras Jardim Itaquá, Delton Crispim do Nascimento, um dos principais objetivos é a oferta de cultura e arte para as crianças e adolescentes que são atendidos pelos programas sociais do município. “Eles vão aprender e exercitar a arte e, ao mesmo tempo, ficar fora das ruas”, explicou.
O curso ganhou a parceria da diretora da Escola Estadual Maurício Alves Braz, Fatimim Rosa da Silva Lima, que irá disponibilizar o muro externo da escola para que os alunos façam os grafites. De acordo com a educadora, parte desses estudantes do curso também frequenta a escola e os que são de fora têm a oportunidade de conhecer as dependências e de conviver com o ambiente escolar. “Estamos à disposição de todos os projetos que o Cras puder nos oferecer” disse Fatimim.