Uma ação social com a oferta de diversos serviços gratuitos e testes de saúde será realizada nesta quarta-feira (8 de março) para marcar o Dia Internacional da Mulher em Itaquaquecetuba. A atividade abre a programação de eventos do mês, promovidos com o objetivo de homenagear as mulheres itaquaquecetubenses e debater temas importantes como o feminismo, direitos da mulher, empoderamento feminino, entre outros.
As atividades do evento de abertura terão inicio às 10 horas, na Praça Padre João Álvares. O prefeito Dr. Mamoru Nakashima e a primeira dama Joerly Nakashima devem acompanhar as ações.
A previsão é que a ação social do Dia da Mulher seja encerrada por volta das 14 horas. A expectativa é que mais de mil pessoas participem do evento e utilizem os serviços disponibilizados. Entre eles, os testes rápidos de aferição de pressão, glicemia, HIV e de Hepatites. Todos os testes serão disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde, que também irá oferecer orientações sobre os cuidados com a saúde bucal.
Durante o evento terá ainda a distribuição de mudas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, serviços de beleza da Casa Aberta (corte de cabelo, esmaltação e maquiagem), feira de adoção de animais do Centro de Controle de Zoonoses, orientações jurídicas, apresentações culturais e esportivas, e muito mais.
Para a secretária de Políticas para Mulheres, Joerly Nakashima, o Dia Internacional das Mulheres merece ser celebrado para debater temas importantes como igualdade de gêneros e o empoderamento da mulher.
“Não há mais espaço para o preconceito. Precisamos nos unir cada vez mais e mostrar que somos capazes, ocupando espaços que são nossos e não somente dos homens. Seja esse espaço na política, na indústria ou qualquer outro lugar que tenhamos o desejo de estar. É por isso que no Dia Internacional da Mulher devemos levantar a bandeira da igualdade e dizer que estamos aqui para cobrar os nossos direitos e fazer a diferença em qualquer área em que estivermos atuando”, apontou Joerly, que acumula também os cargos de secretária de Desenvolvimento Social e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Itaquá.
PROGRAMAÇÃO – Ainda essa semana (no dia 10 de março), como parte da programação do mês, a Secretaria de Políticas para Mulheres promoverá um concurso no Centro Esportivo Municipal de Itaquaquecetuba (Rua Manoel Garcia, 160 – Centro), das 10 às 12h, para eleger a Miss Limpeza Urbana. O evento foi criado com objetivo de valorizar e incentivar a autoestima feminina, além de ressaltar a importância do empoderamento da mulher.
No dia 18 haverá a realização de mais um Casamento Comunitário. A celebração está marcada para 14 horas, no CEMI. Na ocasião 40 casais vão oficializar o matrimônio pelos meios civis e devem participar da celebração organizada pela Prefeitura, através das Secretarias de Políticas para Mulheres, Desenvolvimento Social e dos cartórios da cidade. O evento conta ainda com o apoio do Fundo Social de Solidariedade que oferece os vestidos de noiva e os buquês para o grande dia na vida desses casais do município.
As ações em prol ao mês da mulher terão continuidade no dia 24 com o tradicional prêmio Mulheres de Destaque, que anualmente homenageia mulheres de vários segmentos do município. Nesta edição serão homenageadas as mulheres que se destacaram em 2016. A premiação será a partir das 19 horas, na Câmara de Itaquaquecetuba (Rua Vereador José Barbosa de Araújo, n.° 267 – Vila Virginia).
A programação deve ser encerrada no dia 31 de março, com uma ação na Delegacia do Caiuby, onde funciona o projeto “Mulheres de Atitude”. O projeto consiste no acolhimento de todas as mulheres que procurarem a Polícia Civil para registrar alguma denúncia relacionada da Violência Doméstica, todas as segundas e quartas-feiras. O trabalho é realizado pelas Promotoras Legais Populares (PLP) de Itaquaquecetuba – que pertencem ao Centro Tereza de Benguela – e recebe apoio da Prefeitura.