Para evitar as filas que se formam desde a madrugada e organizar o serviço do Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico), a Prefeitura de Itaquaquecetuba passará a prestar o atendimento somente mediante agendamento. Neste setor, está concentrada a maioria dos serviços sociais para pessoas com renda familiar de até três salários mínimos (cerca de R$ 3 mil). Os interessados podem marcar horário pelos telefones 4753-4483 e 4642-5884 ou pessoalmente na Avenida Emancipação, 37. A medida começa a valer a partir de segunda-feira, 4 de fevereiro.

A principal função do Cadastro Único é emitir o Número de Identificação Social (NIS) para cada pessoa para que ela possa ser inserida em programas sociais e também acompanhada pelo poder público, tornando-se a porta de entrada para projetos e garantindo direitos como: tarifa social, Passe Livre, carteirinha de viagem para idosos, isenção em taxas de concursos, entre outros (veja tabela abaixo). O CadÚnico abastece um banco de dados integrado ao Ministério do Desenvolvimento Social que faz constantes auditorias para verificar a veracidade das informações. Por isso, cada programa tem prazos específicos para revalidação.

De acordo com a coordenadora do CadÚnico de Itaquá, Luiza Xavier, o agendamento dos atendimentos irá garantir um melhor serviço à população. “O que a gente quer é acabar com as filas que se formam pela madrugada de pessoas que vêm aqui em busca de atendimento”, destaca Diariamente, cerca de 100 pessoas vão ser atendidas pelo setor e receberão informações e encaminhamentos de acordo com a situação da renda familiar e os programas oferecidos na cidade.

Aos inscritos no CadÚnico é possível solicitar participação nos seguintes programas:

*Tarifa Social

*Benefício de Prestação Continuada (BCP)

*Isenção em concurso público

*Isenção em prova da OAB

*Passagem interestadual para Idosos

*ID Jovem

*Minha Casa, Minha Vida

*Passe Livre

*A efetiva participação está sujeita aos critérios de cada programa social