Combate à proliferação de ratos é tema de concurso na rede municipal de ensino

Com o objetivo de estimular a população a adotar práticas que dificultem a instalação e proliferação de roedores, por meio da educação, conscientização e formação de agentes multiplicadores de informação, a Prefeitura de Itaquaquecetuba lançou o concurso de frases Xô Rato, para alunos do 3º, 4º e 5º anos das escolas da rede municipal.

O projeto foi desenvolvido em parceria pelo Centro de Controle de Zoonoses (Secretaria de Saúde) e pela Escola Municipal Ambiental-EMA (Secretaria de Educação). Todos os alunos desses períodos deverão criar uma frase que estimule a população a adotar práticas que dificultem a instalação e proliferação de roedores, com a redução de oferta de acesso, alimento, água e abrigo, os chamados quatro As.

Para isso, os alunos recebem orientação por meio de uma palestra sobre leptospirose e Controle de Roedores, ministrada durante passeio educativo ao CCZ, onde recebem informações sobre como diminuir as condições que facilitam a reprodução e permanência de ratos e como reduzir a incidência dos casos da doença.

Ao final do concurso, os melhores trabalhos serão premiados em uma cerimônia a ser realizada no dia 14 de junho, no auditório da Secretaria de Educação. De acordo com a secretária de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, o concurso estimulará “práticas eficientes e conscientes em relação à saúde e ao meio ambiente, que farão com que nossas crianças atuem como agentes multiplicadores em suas famílias e comunidade”.