A Prefeitura de Itaquaquecetuba (por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico – SEMDE) concluiu essa semana o treinamento de “Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC)”, destinada aos servidores públicos municipais. Pouco mais de 120 pessoas participaram da capacitação, realizada com o objetivo qualificar os funcionários públicos visando uma maior presteza e agilidade dos procedimentos cotidianos (em departamentos públicos tais como: unidades escolares e postos de saúde, por exemplo), por meio do acolhimento adequado de questionamentos, reclamações ou sugestões dos usuários, facilitando a comunicação entre a prefeitura e os munícipes.

O treinamento envolveu colaboradores da Secretaria Municipal de Saúde, do Desenvolvimento Econômico, do Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania)  e do Procon  (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor).

A secretária de Desenvolvimento Social, Joerly Nakashima, bem como o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Asato, ressaltaram a importância desse trabalho logo no início da capacitação, que começou na primeira semana de abril e foi concluída na última quarta-feira (3 de maio).

A capacitação foi ministrada pelo instrutor Ednilson Rodrigues que, dentre outros, abordou os seguintes assuntos: conceitos básicos de atendimento, gestão de serviços, canais para ouvir o cidadão, qualidade na prestação do serviço, processos de comunicação, planejamento e aspectos comportamentais.

“Terminamos ontem (quarta-feira) o treinamento de SAC; foram cinco turmas em abril, usando um enfoque mais humanitário, valorizando o cuidado com as emoções de cada um,  procurando reconhecer as fraquezas, dando ferramentas práticas para lidar com as adversidades do dia a dia e também melhorar as relações com os colegas e os munícipes”, destacou Rodrigues.

A primeira oficina de SAC deste ano foi realizada em fevereiro com uma parte dos servidores da Secretaria de Saúde de Itaquá. Vale lembrar que o projeto pioneiro ocorreu com sucesso há aproximadamente dois anos e, em 2017, o intuito dos organizadores é de que a oficina seja oferecida a todo quadro de servidores da Prefeitura.

“Ao capacitar os servidores, nosso intuito é melhorar a qualidade do atendimento prestado em unidades e departamentos públicos municipais, diminuindo as distâncias entre a prefeitura e os cidadãos itaquaquecetubenses”, afirma Jorge Asato.