Material possui informações essenciais para o diagnóstico

A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Educação, lançou um guia físico e digital (cutt.ly/uwc6Y6Xa) para auxiliar as famílias que estão passando pelo diagnóstico de transtorno do espectro autista (TEA). O Departamento de Educação Especial (DEE) está, inclusive, realizando rodas de conversa nas escolas com os familiares para dar orientações sobre o assunto.

O material é composto por informações do passo a passo da investigação, como é ter um filho autista, os principais gatilhos de uma crise e como ajudar, como desenvolver a fala, o que é ecolalia, como ajudar na alimentação, dicas de como estimular a criança em casa, como estimular o contato visual, medicações e fatos gerais sobre o TEA.

No lançamento estiveram presentes o prefeito Eduardo Boigues, a secretária de Educação, Maria Cristina Perpetuo, vereadores, famílias atípicas, a professora Carolina Saraiva Gonçalves, que é autora do guia, membros da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Rotary Club, Associação de Amigos dos Autistas Incondicionalmente (Amai) Azul, Fundação Mães Especiais e da Universidade de Guarulhos (UNG).

“Estou muito orgulhosa e feliz pelo o que temos feito pelas nossas crianças autistas. Queremos proporcionar aos familiares toda a rede de apoio que precisam e aos nossos professores a capacitação necessária para que as crianças possam desenvolver suas potencialidades e habilidades com atendimento de qualidade e vida digna”, disse a chefe da pasta.

“O conteúdo desse guia é impressionante, com aprendizados que ajudam no diagnóstico antecipado. As famílias vão conseguir entender mais sobre o TEA, compreender melhor as atitudes de seus filhos, além de colaborar com o aprendizado dentro da educação especial. Podem ter certeza que vamos estar cada dia mais olhando por essas crianças que tanto precisam de nós”, acrescentou o prefeito.