Material reúne experiências bem-sucedidas de escolas que promovem a inclusão

A EMEBS Charles Michel de L’Épée, escola referência em educação bilíngue para surdos em Itaquaquecetuba, foi convidada para participar da criação do e-book “Retratos de uma educação com surdos: boas práticas no terceiro Campeonato Artístico Literário do Casa Libras – UFSCar”, com apoio do Ministério da Educação (MEC).

A participação no e-book é a oportunidade de compartilhar metodologias e práticas pedagógicas com educadores de todo o Brasil. O material reúne experiências bem-sucedidas de escolas que promovem a inclusão por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras), fortalecendo o compromisso com uma educação acessível e de qualidade.

O convite para compor o livro surgiu após a escola conquistar o 1º lugar na categoria educação infantil do 3º Campeonato Artístico-Literário do Casa Libras, realizado em 2024 pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Inaugurada em 2022, a Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) Charles Michel de L’Épée é a primeira em classe regular no ensino fundamental do Alto Tietê.

A secretária de Educação, Maria Cristina Perpétuo, celebrou a participação no e-book. “Ver o trabalho da nossa rede sendo reconhecido nacionalmente é motivo de orgulho. Nossa gestão respeita, acolhe e transforma.”

“Nossa escola é um exemplo do que acreditamos para Itaquá: uma educação inclusiva, inovadora e que valoriza cada estudante. Parabéns à equipe por levar o nome da cidade para todo o Brasil”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.