A Guarda Civil Municipal (GCM) de Itaquaquecetuba realizou uma operação contra o transporte clandestino na cidade, na última sexta-feira (10), com o objetivo de proteger os usuários do transporte, uma vez que esses veículos não estão adequados às normas de segurança vigentes. Cinco vans foram apreendidas.
O secretário de Segurança Urbana, Anderson Caldeira, explica que as ações fiscalizadoras são fundamentais para garantir a segurança da população, pois além das vans não terem qualquer adequação à legislação, existem questões administrativas, como o registro para tal serviço.
“Quando as vans clandestinas transportam passageiros, não existe o cuidado com esses usuários e se houver qualquer acidente de trânsito, por exemplo, não há suporte ou assistência”, explicou.
A guarda recebe constantes denúncias do transporte clandestino e essas operações são realizadas semanalmente com base no Código de Trânsito Brasileiro. Os policiais municipais levam o condutor do veículo para a delegacia e ele pode ser autuado de acordo com a infração, uma vez que exerce uma atividade de forma ilegal, além de apreender os carros utilizados.
As denúncias devem ser feitas para a GCM por meio do número 153.