Avaliação auxilia no monitoramento dos avanços na educação

Nesta quarta-feira (13), estudantes da rede municipal de ensino de Itaquaquecetuba vão realizar a prova do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). Estarão envolvidos no processo 4.862 estudantes do 2º ano e 4.895 do 5º ano.

A avaliação é aplicada nas escolas por meio da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo com a finalidade de produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica, visando orientar os gestores no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional.

“A participação dos estudantes é fundamental porque nos permite monitorar a evolução educacional no município e contribui para a formulação de estratégias pedagógicas e políticas públicas educacionais com base nos resultados obtidos”, destacou a secretária de Educação, Maria Cristina Perpetuo.

A prova é realizada anualmente e traz questões de língua portuguesa e matemática. “Para os estudantes, os dias de provas são intensos, mas nosso objetivo é acompanhar a evolução deles e comparar o desempenho da cidade com o de outros municípios. Isso também possibilita a aplicação de recursos”, reforçou o prefeito Eduardo Boigues.

No início do mês, a pasta, por meio do Centro Municipal de Avaliação Educacional de Itaquaquecetuba (CMAEI), também aplicou uma avaliação de aprendizagem nos estudantes do ensino fundamental com o intuito de acompanhar seu processo educativo e auxiliar no desenvolvimento.