Ouvir notícia:
…
Imunização protege recém-nascidos contra bronquiolite e complicações respiratórias graves
A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba inicia, neste sábado (6), a vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para gestantes a partir da 28ª semana de gestação. A imunização tem o objetivo de proteger recém-nascidos contra bronquiolite e outras complicações respiratórias graves.
A vacinação começa nas UBSs Centro e Caiuby, das 8h às 16h, e a partir de segunda-feira (8), o imunizante estará disponível nas demais UBSs e USFs da cidade, exceto na UBS CAIC. De acordo com a pasta, a população estimada é de 5 mil gestantes e pelo menos 1,3 mil devem receber a dose nesta primeira etapa.
A ação segue o cronograma do Ministério da Saúde, que começou na terça-feira (2) a distribuição nacional do imunizante. Com a chegada das vacinas, municípios como Itaquá estão autorizados a iniciar imediatamente a aplicação. “Nosso maior compromisso é com a saúde pública. Acreditamos em um SUS que leva saúde e mais qualidade de vida”, destacou o prefeito Eduardo Boigues.
A vacina é indicada para todas as gestantes a partir da 28ª semana, sem restrição de idade materna, com recomendação de dose única a cada nova gestação. No momento da aplicação, as equipes de saúde também verificam e atualizam outras vacinas indicadas para o período, como influenza e covid-19, que podem ser administradas no mesmo dia.
“É uma vacina muito esperada por todos. Nossas equipes estão prontas para receber as gestantes que estão aptas a receberem a dose. Compareçam e não deixem de se vacinar”, disse o secretário de Saúde e de Assistência Social, Gabriel Rocha.
“Itaquá mais uma vez está à frente. Vamos seguir ampliando essa oferta de vacinas, afinal uma população em dia com a saúde é uma população mais consciente e, principalmente, cidadã”, acrescentou o secretário de Governo, Marcello Barbosa.


















