A reunião do Conselho dos Fundos Sociais de Solidariedade do Alto Tietê realizada hoje (27/02) serviu para elaborar o cronograma de eventos que irão acontecer ao longo deste ano de maneira integrada. A união dos 11 municípios fortalece ações regionais como o “Sabores do Alto Tietê” que esse ano deve chegar na sua quarta edição. Itaquaquecetuba ocupa a vice-presidência na entidade e prestou contas do valor arrecadado neste último evento. A reunião foi na sede do Consórcio dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), em Mogi das Cruzes.

O secretário adjunto de Desenvolvimento Social de Itaquaquecetuba, Benny Iwao Tsugiyama, representou o Fundo Social de Solidariedade e informou que a cidade conseguiu arrecadar R$ 706,00 com a venda de tapioca e bebidas no último “Sabores do Alto Tietê”, realizado em dezembro em Guararema e que teve a participação de todas as cidades da região com a oferta de comidas e bebidas. O dinheiro foi empregado no custeio de cursos gratuitos à população de baixa renda. Todos os participantes também fizeram o balanço deste evento solidário.

Para esse ano, além deste – que exalta a culinária regional – novos projetos serão desenvolvidos pelo Conselho. Benny avaliou o encontro e a participação de Itaquá como propositiva. “Foi uma reunião positiva a qual tive oportunidade de me apresentar e conhecer as primeiras-damas e representantes dos Fundos Sociais. Foram apresentadas propostas para o final do primeiro semestre e segundo semestre onde iremos avaliar para saber o que deve ser efetivado”. O calendário de ações deve ser detalhado ao longo do ano pelo próprio órgão.

Na opinião do secretário adjunto, é importante esse fortalecimento regional pelo intercâmbio entre as cidades. “Muitas vezes temos problemas em comum e algumas soluções podem ser compartilhadas”, destacou Benny. Ele também frisou que as ações ganham uma magnitude muito maior se feitas com a ajuda de todos e que o resultado tem reflexo imediato nos estoques de donativos dos fundos.