Com objetivo de levar reflexão e motivação aos moradores em situação de rua atendidos pelo Centro-POP de Itaquaquecetuba são promovidas palestras semanais com os atendidos. Hoje, 15, o tema escolhido foi “Valorize sua História”. O palestrante é o facilitador do Time do Emprego e couch em Programação Neurolinguística, Ednilson Rodrigues.
O número de atendidos no Centro-POP varia bastante. Atualmente, são cerca 35 pessoas que passam pelo serviço. A proposta das palestras é auxiliar na reinserção deles na família e sociedade. “Fazemos uma reflexão, revendo o que aconteceu no passado que fez com que eles hoje estejam numa situação de rua”, detalha Rodrigues. Ainda segundo o couch, em alguns casos os atendidos voltam a fazer contato com a família e até a retornam para suas casas. Além de ouvir a palestra, eles também são incentivados a compartilhar suas próprias experiências e dar suas impressões.
De acordo com Rodrigues, há ainda outro aspecto a ser destacado na ação que é resgatar o protagonismo dessas pessoas na sociedade. “Também temos o objetivo de trabalhar com o morador de rua e trazer de volta a sensação de cidadania e a preocupação de auxiliá-los a levar uma vida melhor”, explicou.
Em Itaquaquecetuba, o Centro-POP atende pessoas em situação de rua e oferece café da manhã, almoço, banho e encaminhamento para serviços públicos municipais. O serviço está localizado na Avenida João Barbosa de Moraes, 994, na Vila Virgínia. Mais informações pelo 4753-4516.