Neste domingo (dia 4 de março), das 9h às 16 horas, será realizada em Itaquaquecetuba a eleição para a formação do 2º Conselho Tutelar do município.  A votação ocorrerá na Universidade Universus Veritas (UNEVERITAS), situada na Av. Uberaba, número 251 – Vila Virginia.

Ao todo 29 candidatos disputarão o pleito. Poderão participar da votação, todos os eleitores das zonas eleitorais 377ª e 419ª. Vale frisar que no dia da eleição, o cidadão deverá apresentar título de eleitor e um documento oficial com foto para votar no representante da sua preferência.

A eleição para o 2º Conselho Tutelar para o biênio 2018/2020 está sendo organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itaquaquecetuba (CMDCA) com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Lembrando que é de responsabilidade do Conselho Tutelar fiscalizar o cumprimento dos direitos previstos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Com base nisso, seus membros são os principais responsáveis para fazer valer esses direitos e dar os encaminhamentos necessários para a solução dos problemas referentes à infância e a adolescência.

A este órgão, por exemplo, são encaminhados situações de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão que tenham como vítimas as crianças e os adolescentes. O papel do Conselho Tutelar quando recebe uma denúncia é o de acompanhar o caso para definir a melhor forma de resolver o problema.

LISTA COM O NOME DOS CANDIDATOS PARA FORMAÇÃO DO 2º CONSELHO TUTELAR DE ITAQUÁ

01 Alice da Conceição Crescencio