Em Itaquaquecetuba, o Programa de Tratamento ao Tabagismo atende cerca de 200 pacientes. O projeto da Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde acontece no Ambulatório de Saúde Mental, por meio de uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogo, psiquiatra e assistente social.

Os métodos para que o paciente deixe de fumar envolve encontros em grupo – com acompanhamento de profissionais especializados no problema-, mudança de hábitos, distribuição de cartilhas do Ministério da Saúde sobre os malefícios causados pelo cigarro e os benefícios à saúde de quem consegue abandonar o vício, entre outros meios como medicação (quando necessária), goma de mascar e adesivos.

Inicialmente os pacientes que aderem ao programa passam por uma entrevista para que seja diagnosticado o grau de dependência do cidadão, depois é feita uma análise clínica. No primeiro mês de atendimento os encontros acontecem semanalmente. A partir do segundo mês as reuniões passam a ser quinzenais. O atendimento a partir do terceiro mês é feito mensalmente. É importante destacar que o tratamento tem duração de um ano.

Os interessados em aderir o programa podem procurar o serviço de saúde mental que funciona na Avenida Emancipação, 125, no Centro.