O Núcleo de Acompanhamento Pedagógico, Formação e Avaliação (Nafa) da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti), realizou nesta quarta-feira, 31, no Casarão Espaço Educacional, localizado nas dependências do Parque Ecológico Municipal “Mário do Canto” formação continuada para professores especialistas em Arte. Os encontros foram feitos em dois períodos: manhã (8h às 12h) e tarde (13h às 17h).

O intuito da formação foi abordar a Proposta Curricular Municipal sendo selecionadas unidades temáticas por estabelecerem ligação por meio das ‘Artes Integradas’. Além disso, explanar sobre as seis Dimensões do Conhecimento, apresentando cada uma delas e enfatizando a importância de trabalhar de forma articulada com as habilidades. Para cada dimensão foi apresentada uma imagem de práticas dos próprios docentes da rede municipal para ilustrar e demonstrar a importância de tornar os alunos protagonistas do conhecimento, considerando as artes como fonte de inclusão humana, atendendo a inclusão social, cultural e cognitiva.

De acordo com o secretário de Educação, Fabiano de Oliveira Novais, a formação continuada é muito importante não só para o cumprimento das normativas previstas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9.394/1996), mas para subsidiar os professores em suas atividades junto aos alunos, sempre visando à qualidade educacional do município.

Na mesma direção à secretária adjunta de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, explicou que a capacitação profissional fortalece e atualiza o repertório dos docentes, para sempre atender da melhor forma a população da cidade.