Profissionais da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti), participaram da Fase Regional da 3ª edição da Conferência Nacional de Educação (Conae), realizada na cidade de Suzano nos dias 20, 21 e 22 de abril de 2018.

Representando a Semecti, o professor Cristiano dos Santos Souza, fez parte da Comissão Organizadora do evento na Comissão Técnica para Leitura de documento e aprovações de regimentos entre outros, além de supervisores, diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos e professores do Sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba.

Na sexta-feira (20), foi realizada a abertura oficial do evento, com a composição da mesa oficial dos trabalhos e leitura e aprovação do regimento interno para a realização da conferência. Já no sábado (21), os debates foram realizados por eixo específico, sendo direcionados por um mediador, um secretário e um relator: Eixo I – O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação; Eixo II – Planos decenais e o SNE: Qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais; Eixo III – Planos Decenais, SNE e Gestão Democrática, Participação Popular e controle social; Eixo IV – Planos decenais, SNE e a Democratização da Educação: acesso, permanência e gestão; EIXO V – Planos decenais, SNE e Educação e Diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão; Eixo VI – Planos Decenais, SNE e Políticas Intersetoriais de desenvolvimento e educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação;   Eixo VII – Planos Decenais, SNE e Valorização dos Profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde; e Eixo VIII – Planos Decenais, SNE e Financiamento da educação, gestão, transparência e controle social.

As propostas elaboradas por meio dos debates dos eixos contendo alterações, emendas e moções, sugestões etc., foram encaminhadas para a Plenária realizada no domingo (22), que além de aprovar as propostas elaboradas pelos eixos também elegeu os delegados para representar os municípios na Fase Estadual.

O professor Cristiano dos Santos Souza, de Itaquá, foi eleito como 1º Delegado Titular com 7 votos, a representação de Suzano 2º Delegado Titular com 6 votos seguido de suplentes de Itaquaquecetuba e Suzano também. Ambos representarão a Região do Alto Tietê na Plenária Estadual que vai ocorrer nos próximos meses na cidade de São Paulo.

Segundo a secretária de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, a participação da de Itaquaquecetuba foi muito importante na medida em que ratifica o compromisso com a educação responsável e de qualidade que o município vem desenvolvendo. “A prova disso é que o nosso representante, professor Cristiano, foi eleito para representar a Região do Alto Tietê e ainda as propostas elaboradas pela professora Solange Coelho (EMEB Leolino dos Santos) e pela auxiliar de sala especial Lourdes (EMEB Prof. Michel Alves Souza), que foram aprovadas e incorporadas ao documento oficial da Região do Alto Tietê que irá para a Fase Estadual em São Paulo,” concluiu a titular da pasta parabenizando todos os profissionais envolvidos do Sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba.

O evento finalizou com apresentação e a homologação dos delegados por segmento e setores legitimado pelo Fórum de Educação e pela Secretaria Municipal de Educação de Suzano. Fizeram parte do evento os seguintes municípios: Arujá, Biritiba Mirim, Guararema, Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano.