Ouvir notícia:
…
O QUE É O PLAFE (PLANO FAMILIAR DE EMERGÊNCIA)?
O Plano Familiar de Emergência ajuda as famílias a se autoproteger, preparando-as para agir de forma rápida e ágil a uma emergência que possa afetar sua habitação.
POR QUE FAZER UM PLAFE?
Eventos adversos podem ocorrer sem aviso prévio podendo causar sérios danos humanos, ambientais e físicos. Para prevenir e amenizar esses impactos, é preciso conhecer bem a sua comunidade, saber quais são os tipos de ameaças, as melhores rotas de fuga, o abrigo mais próximo e quem você deve procurar em situação de emergência.
KIT DE EMERGÊNCIA
Água, chocolate e barra de cereais
Apito
Álcool gel
Maleta de primeiros socorros
Lanternas e pilhas
Roupas e calçados
Protetor solar e repelente
Chaves de casa e veículos
Cobertor leve e quente
Celular e carregador portátil
Sacolas plásticas
Fósforos e velas
Rádio
Pasta plástica com os documentos e foto recente
Remédios
Dinheiro
1- CONVERSE COM A SUA FAMÍLIA
Troquem informações sobre vulnerabilidades e riscos que existem em sua comunidade e não deixe as crianças fora dessa conversa pois elas precisam saber sobre os riscos.
2- DETERMINE UM PONTO DE ENCONTRO
Escolha um lugar fora do seu bairro para ser um ponto de encontro da sua família. Compartilhe o contato de um familiar ou amigo que poderá prestar apoiar.
3- ESTABELEÇA ROTAS DE FUGA E SAÍDA DE EMERGENCIA
Elabore rotas de fuga dentro de casa, veja por onde é mais seguro sair se tiver pessoas na familia com dificuldade de locomoção. Assegure-se que todas as saídas de emergência sejam acessiveis.
4- MANTENHA SEU PLANO ATUALIZADO
A cada seis meses reveja o plano de emergência com sua família, faça a simulação de rotas de fuga, certifique-se que os alimentos, água e outros itens não passaram da validade ou substitua-os por novos.
TELEFONES DE EMERGÊNCIA
199 – Defesa Civil
193 – Bombeiros
190 – Polícia Militar
192 – SAMU