Nesta terça-feira (10), as alunas da professora Janaina Ramos e Carol Verardo da Secretaria Municipal de Cultura de Itaquaquecetuba vestiram a camisa do “Outubro Rosa” e participaram de um aulão especial de ritmos, na própria secretaria, visando chamar a atenção das mulheres para as ações preventivas e de combate ao câncer de mama.
Com o objetivo de conscientizar a população sobre a doença e acolher aquelas que já enfrentaram ou passam por essa situação, as alunas foram incentivadas a comparecer vestindo uma peça de roupa cor de rosa. Muitas delas incrementaram o visual com lenços coloridos, em homenagem as mulheres que durante o tratamento acabam perdendo o cabelo.
A iniciativa contou ainda com uma campanha para arrecadação de lenços, que envolveu as professoras e as alunas. Na oportunidade, todas as participantes envolvidas na ação fizeram de forma espontânea a sua colaboração.
Pouco mais de 110 lenços foram doados e serão destinados para a Rede Feminina de Combate ao Câncer “Guiomar Pinheiro Franco” de Mogi das Cruzes, entidade que também atende mulheres de Itaquaquecetuba.
De acordo com o secretário de Cultura de Itaquá, Ronaldo Nava, a realização foi desenvolvida com a intenção de lembrar que muitas mulheres todos os dias são diagnosticadas com o câncer de mama e que muitas outras estão enfrentando a doença neste momento.
A professora Janaina Ramos destacou a iniciativa. “Procuramos uma forma de abordar o tema e ao mesmo tempo levar alegria. Escolhemos a dança para marcar a nossa participação no Outubro Rosa e a nossa contribuição em lenços é para colorir e valorizar a autoestima de quem está fazendo quimioterapia”, comentou Janaina.