Os ensaios das turmas de teatro da Secretaria Municipal de Cultura estão a todo vapor para as apresentações dos espetáculos o “Auto da Compadecida” e a “A Vaca Lelé”. A preparação tem ocorrido no Museu ‘Ângelo Guglielmo’, onde as aulas são oferecidas duas vezes na semana gratuitamente.

Em outubro, durante a Semana da Criança, os alunos de teatro darão início às encenações da peça “A Vaca Lelé”, incluindo exibições para os alunos da rede municipal de ensino.  As apresentações estão previstas para ocorrer nos dias 7, 8, 9, 10, 17 e 18, na própria Secretaria de Cultura.

Para o público adulto, o professor e ator Mateus Rodriguez adianta que os atores estão ensaiando o clássico “Auto da Compadecida”. A peça será apresentada ao público no dia 20 de outubro, na Fábrica de Cultura, no Itaim Paulista.

Atualmente, a Secretaria de Cultura conta com quatro turmas de teatro, divididas, entre as aulas de segunda e quarta-feira ou de terça e quinta-feira, nos períodos da manhã (8h30 às 10h) e da tarde (13h30 às 15h). Cada turma conta com aproximadamente 25 alunos.

As aulas de teatro oferecidas pela Prefeitura trabalham o desenvolvimento de todas as competências do ator, por meio de técnicas diversas de improvisações coletivas e individuais. Durante as aulas há orientações sobre a utilização de recursos como expressão corporal, vocal, emocional, entre outros.

Matriculado nas aulas disponibilizadas no Museu, Gustavo Castro, fala sobre os benefícios do teatro na sua vida. “Eu era um pouco tímido e fez com que eu me soltasse mais, e até em expressão corporal eu me tornei mais comunicativo”, contou.

Engana-se quem pensa que os alunos matriculados nas aulas de teatro almejam apenas se tornarem atores ou atrizes profissionais, a estudante de pedagogia Talita Santos, por exemplo, tem interesse em incorporar a aprendizagem do curso nas suas aulas que irá ministrar no futuro aos seus alunos.

“Nesse semestre tenho aulas de arte e música. Me inscrevi nas aulas para captar essa aprendizagem e para aplicar em sala de aula”.