Em evento realizado na tarde desta quarta-feira, 11, a Secretaria Municipal de Saúde de Itaquaquecetuba encerrou a capacitação de diretores de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) da cidade. O treinamento, realizado com o objetivo de otimizar e uniformizar os procedimentos de gerenciamento dos equipamentos municipais, teve a duração de sete semanas, com encontros semanais realizados na sede da Secretaria.
A capacitação abordou aspectos diversos de almoxarifado, faturamento, além de questões gerais de gerenciamento das unidades, e todos os diretores foram unânimes em elogiar a iniciativa. “Às vezes, quem está na ponta não conhece a realidade das outras unidades ou não entende direito os procedimentos implementados pela Secretaria. Essa troca de informações e orientações é muito importante”, declarou Rosana Ramos de Macedo, diretora da unidade de Maragogipe. “O processo todo foi muito gratificante. Aprendi muito na troca de experiências e espero pelos novos cursos”, comentou Elisa Aparecida Daniel, da unidade do Paineira.
Coordenadora da Atenção Básica do município e uma das organizadoras do treinamento, Ariane Antunes Gonçalves Shiroma, explicou a importância da iniciativa: “Além de alinhar e uniformizar os processos de trabalho, abrimos espaço para uma maior humanização da rede, com a troca de experiências entre nossos diretores. Isso com certeza se refletirá na melhora do atendimento à população”, disse.
O último dia do treinamento dos diretores contou com o estudo e discussão sobre alguns casos e orientação sobre os procedimentos a seguir. O encontro se encerrou com a entrega de certificados aos participantes.
O Secretário Municipal de Saúde, William Harada, felicitou os diretores, agradecendo a importante atuação dos gestores da rede. “Nosso objetivo é oferecer cada vez mais melhores condições de trabalho à equipe, para que isso se reflita na qualidade dos serviços prestados. Com criatividade e comprometimento, o pessoal da Secretaria dribla eventuais dificuldades para levar mais Saúde para a população”, declarou.