A Prefeitura de Itaquaquecetuba promoveu na manhã desta terça-feira, dia 6, uma palestra com a Conam, Consultoria em Administração Municipal, para apoio ao planejamento dos secretários municipais, visando a apresentação do PPA, Plano Plurianual, LOA, Lei de Orçamento Anual, LDO, Lei de Diretrizes Orçamentárias, processo de planejamento, implantação e execução de programas.

A palestra foi ministrada pelo diretor geral da Conam, Walter Penninck Caetano. Ele é economista, contador, especialista em administração financeira e orçamentária, ex-professor de orçamento público na FIPECAFI, FEA, Universidade de São Paulo e vice-presidente da ABOP, Associação Brasileira de Orçamento Público. Também esteve presente o assistente de direção da Conam, David Fernandes Neto. Ele é contador e professor de finanças públicas e Lei de Responsabilidade Fiscal.

Por parte da Prefeitura estiveram presentes o prefeito Eduardo Boigues, todo o seu secretariado, secretários-adjuntos e funcionários das áreas técnicas e orçamentárias. Para o chefe do poder executivo, a palestra teve como intuito auxiliar os secretários da gestão, principalmente no que diz respeito ao orçamento municipal.

“O Plano Plurianual é peça chave do planejamento orçamentário de um município. Um bom PPA é necessário para que todos os secretários e prefeitos tenham um envolvimento desde o início do planejamento orçamentário, que eles se sintam corresponsáveis, inclusive pelas fontes de financiamento, porque quando você busca a forma de financiamento, você sabe como você vai aplicar aquele recurso de maneira muito mais sensata e responsável, imprimindo aí também a cara da gestão municipal”, declarou.

O secretário de Governo, Marcello Barbosa, disse que essa ação é muito importante, pois tem total intuito de capacitar os secretários, além de oferecer ferramentas para que eles promovam uma maior transparência junto ao cidadão. “Queremos que os munícipes tenham todo acesso possível às informações públicas e, para isso, nada melhor do que ter pessoas capacitadas para atender as demandas que surgirem, de forma rápida e simples”, enfatizou o secretário.