Foi realizada a diplomação da segunda turma da Formação Continuada Viva com Arte, ano 1 (2017) e da primeira turma ano 2, (2016), pelo Instituto Mpumalanga em parceria com a Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semecti), patrocinado pela EDP distribuidora de energia, com apoio técnico do Instituto EDP.

A ação foi desenvolvida durante os meses de março e outubro de 2017, tendo como alunos educadores do Sistema Municipal de Ensino, professores de artes e disciplinas afins, além de agentes de cultura. O evento ocorreu nas dependências da Secretaria Municipal de Cultura de Itaquaquecetuba e contou com a presença da Secretária de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, o Secretário de Cultura Ronaldo Fernandes Nava, o prof. Ocimar Franco, do Instituto Mpumalanga, que naquele momento representou a diretora da instituição Adriana Saldanha, o prof. Deni Neves também do Instituto Mpumalanga, supervisores de Ensino, professores Formadores do departamento de Coordenadoria Pedagógica da Semecti, além dos cursantes e convidados.
Inicialmente foram realizadas performances artísticas desenvolvidas pelos alunos da Formação Viva com Arte, tendo o corpo como principal produtor de signos e significados, ação que encantou o público presente em face da desenvoltura dos discentes que de forma muito peculiar emocionou a todos com as canções, de gosto apurado, e as coreografias que enchiam os olhos dos assistentes, diante de tamanha expressão artística.
A secretária de Educação agradeceu o Instituto Mpumlanga, a EDP distribuidora de energia, o Instituto EDP e, sobretudo o irrestrito apoio dispensado à pasta da Educação pelo prefeito Dr. Mamoru Nakashima. Verônica enfatizou que a arte propicia a manutenção e a valorização da história de um povo, e um povo sem história ele pouco sobrevive, portanto, precisamos cultivar a arte.