O supervisor de ensino Cristiano dos Santos Souza Montese, coordenador do Departamento de Supervisão da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti), participou como 1º Delegado da Região do Alto Tietê da Fase Estadual da 3ª edição da Conferência Nacional de Educação (Conae), realizada na cidade de Guarulhos, nos dias 29 e 30 de setembro de 2018.

Na condição de 1º Delegado Regional, o supervisor disse que durante estes dois dias foram discutidos vários temas voltados para a área da educação de maneira global, isto é, na esfera pública e privada. “Além disso, também houve pautas sobre questões na perspectiva de como podemos melhorar o rumo do ensino dentro das legislações vigentes e pertinentes para os profissionais da educação”, disse.

No dia 30, ocorreu o encaminhamento de todas as moções e propostas para a plenária que obtiveram menos de 30% de votos nas reuniões de eixos, visando aprovação dos membros e, após todo este trabalho, foi realizada uma reunião entre os representantes regionais de todo o estado de São Paulo, para articular a forma de eleição dos Delegados que irão representar o Estado de São Paulo em Brasília, por ocasião da III Conferência Nacional da Conae a realizar-se no período de 12 a 23 de novembro de 2018.

De acordo com Montese, o grupo resolveu separar as pessoas por segmentos e desta forma, o segmento da Educação Básica foi separado em dois eixos: segmento Educação Básica professores e segmento Educação Básica diretores, vice-diretores e supervisores. Antecipadamente foi realizada a inscrição prévia das pessoas interessadas. No eixo segmento diretor, vice-diretor e supervisor foram realizadas 35 inscrições para concorrer. Havia apenas nove vagas para a respectiva representação de São Paulo, neste sentido foi realizada uma votação, todavia todos os candidatos tiveram que apresentar seus argumentos e o posicionamento de suas ideias em relação à educação: perspectivas e mudanças, isto a nível municipal, estadual e federal. Após a exposição de todos, foi realizada a votação e dentre os eleitos.

“Eu fui um dos escolhidos para representar o Estado na condição de Delegado do segmento supervisor, diretor e vice-diretor da Educação Básica, para compor a referida comitiva de São Paulo.”

Segundo a secretária adjunta de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, a participação do supervisor na condição de Delegado Regional ao evento da Conae na Fase Estadual e agora a ida dele à Brasília na condição de Delegado Estadual só tende a reforçar o comprometimento e a responsabilidade da Secretaria de Educação com os munícipes: “Nossos técnicos representam a seriedade e o engajamento do nosso trabalho para com a população”.

Já a secretária de Educação, Jane Moura Santos, parabenizou o supervisor Cristiano. “É uma honra para nossa cidade ter um representante eleito como Delegado do Estado de São Paulo para representar o estado em Brasília, alias o único de nossa região que levará à nível nacional os anseios e as expectativas de nossa realidade no que tange ao contexto da educação municipal”, frisou.

A Conferência Nacional de Educação (Conae) é um espaço democrático instituído pelo Poder Público em articulação com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da educação nacional.