Com objetivo de orientar a população sobre como requerer os benefícios do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Caiuby realizou uma palestra sobre o assunto com os usuários do serviço. Os participantes puderam conhecer mais sobre os próprios direitos e também os canais de comunicação da previdência.
A palestra foi ministrada pelo assistente social do INSS, Sandro Fazola Quadros. Devido à informatização do INSS, muitas pessoas ainda acreditam que podem entrar com o requerimento diretamente na agência, o que não ocorre mais. Ele informou ainda que a solicitação dos benefícios previdenciários deve ser feita por meio da página na internet “Meu INSS” (gov.br/meuinss), pelo aplicativo de smartphone com o mesmo nome ou pelo telefone 135. Eles disponibilizam dezenas de serviços como atualização de cadastro, solicitação, recursos e revisões de benefício, entre outros.
Uma das exigências para obter os benefícios é possuir inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) e ter o Número de Inscrição Social (NIS). Esse encaminhamento pode ser feito pelos Cras que também orientam os usuários sobre seus direitos. A parceria entre os dois órgãos auxilia nas dúvidas daqueles que não sabem ao certo se podem requerer os benefícios e ainda servem como multiplicadores de conhecimento.